segunda-feira, 28 de abril de 2008
Procura por lan hause aumenta em Belo Horizonte
Procura por lan hause aumenta em Belo Horizonte
As lan houses passaram a ser, em 2007, o principal local de acesso à internet no Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br). No total, 49% dos internautas brasileiros utilizam a rede em locais públicos pagos.
As lan houses tiveram o maior crescimento na comparação com a pesquisa de 2006, quando eram utilizadas apenas por 30% dos internautas. O acesso doméstico se manteve estável: 40% dos usuários têm conexão com a rede em casa.
Historicamente, o principal local de acesso à rede sempre foi o domicílio. No entanto, desde 2005 as lan houses têm crescido em um ritmo maior que os domicilios. A proporção de internautas que acessam de casa se mantém estaganada em 40%. Isso não quer dizer que o número de computadores nas residências não tem subido, mas indica que o acesso doméstico cresce no mesmo ritmo que a internet no país.
Segundo o proprietário de uma lan house no bairro Dona Clara, BH, Daniel Clemente Pires, de 36 anos. “O crescimento vem acontecendo gradativamente, o que significa uma excelente fase para empresa, O ano de 2007 foi definitivo para impulsionar o crescimento do uso da Internet em centros públicos de acesso pago que se transformaram no local predominante para o acesso à Internet, e acrescenta estamos planejando abrir mais três filiais em diferentes regiões de Belo Horizonte e anexa as mesmas um siber café”.
Outro destaque revelado na pesquisa foi o aumento no ritmo das aquisições domiciliares de computadores em 2007, o equipamento está presente em 24% das residências brasileiras, o que representa aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2006. O resultado mostra que os programas de inclusão digital que facilitam a compra de micros pela população por meio do aumento de financiamento e da isenção de impostos estão surtindo efeito.
Ana Flávia Araújo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário