sábado, 29 de novembro de 2008

Quedas nas bolsas de valores afetam o orçamento doméstico



A crise do sistema bancário nos Estados Unidos tem provocado quedas generalizadas nas bolsas de todo mundo e muitas dúvidas sobre a economia global. A Bolsa de Valores de São Paulo também vem sofrendo com grandes quedas, o valor do dólar voltou a subir e o crédito internacional ficou mais difícil. O mundo civilizado, como um todo, atravessa momentos difíceis em sua economia, tal crise, atinge todos os segmentos sociais, porém compromete de maneira mais dramática parte da população menos favorecida.
Esses reflexos têm dificultado o equilíbrio doméstico dos brasileiros principalmente à classe menos favorecida, que compromete de maneira drástica o desenvolvimento de suas necessidades básicas, como saúde, moradia, educação e alimentação, tendo que, na maioria das vezes recorrer a empréstimos, cartões de crédito, agiotas, trabalhos paralelos como forma de suprir estas necessidades, ocasionando o desequilíbrio do orçamento doméstico. Em tempos de crise econômica o ideal é planejar o orçamento doméstico para manter o equilíbrio financeiro e atravessar a fase sem maiores prejuízos. Para isso algumas dicas para superar a crise já estão sendo oferecidas pela internet.
O desaquecimento da economia global em função da crise financeira mundial mostrou que a mudança de pequenos hábitos diários pode fazer uma enorme diferença no final do mês. Para a dona de casa Luciana Aparecida da Silva, 46 anos, seu orçamento doméstico aumentou aproximadamente 20% nos últimos meses.” Mas procuro sempre por ofertas em diferentes supermercados e substituo sempre um alimento por outro, alem de todos dentro de casa colaborarem para economizar água, luz e telefone”. Afirma

Ana Flávia Araújo

Nenhum comentário: