segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Crise Financeira no Mercado Mundial
No início deste mês fomos surpreendidos pela crise do mercado financeiro americano e suas conseqüências em todo o mundo. Essa crise começou pelos investimentos imobiliários, bolsa de valores de mercadorias, etc. Ameaçando a estabilidade do mercado mundial. Muitos comparam essa crise tão grave com a grande depressão de 1930, quando os EUA foram quase destruídos com sua economia no fundo do poço. O Brasil ou qualquer outro país do mundo não estão livres de serem afetados por esta crise. Tudo o que acontece nas grandes potências, principalmente nos EUA, alcança todo o mundo em tempo recorde. A bolsa de valores de Nova Iorque e a NASDAK que comandam o mundo, não tem como não sentir o drama.
O Brasil tem bilhões de dólares de reservas, mesmo com a economia equilibrada, já sofre influência da crise americana. Esta semana os juros no Brasil aumentaram, o dólar desceu, as exportações ficaram prejudicadas. O aumento da importação prejudica indústrias de todo país. Por outro lado muitas cidades que recebiam dólares de pessoas que moravam nos EUA, estão recebendo estas pessoas de volta sem dinheiro e frustrados pela crise. Então, se a crise for persistente, temos que estar preparados para um efeito colateral desta crise americana por aqui.
A boa notícia dessa crise é que as empresas sustentáveis estão se saindo muito melhor que as outras, provando que a visão de responsabilidade sócio-ambiental dá mais estabilidade e condições para superar crises de liquidez e confiança como a de agora. Essas empresas estão mais bem preparadas para enfrentar desequilíbrios no mercado financeiro, pois sua estratégia se apóia na sua saúde financeira sem esquecer seu papel social e de preservação do meio ambiente.
Ana Flávia Araújo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário